BOM DIA AMIGO 2954_ Orar pelo pão?
Episode description
“Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado, / Saborear, enfim, / O pão da minha fome. / Liberdade, que estais em mim, / Santificado seja o vosso nome”. (Miguel Torga)
Orar pelo pão?
Pedir o “pão nosso de cada dia” é reconhecer nosso estado natural: carentes. Por mais que atuemos, não nos afastamos da nossa condição de
dependentes. Pedir pelo pão é ter um encontro sereno com a realidade, em lugar de negá-la. Pedir pelo pão é uma forma de santificar a
pessoa de Deus, não de rabaixá-la. Ora desse modo quem crê em Deus e pode confiar em sua permanente bondade. Ora desse modo quem
crê em Deus e sente que pode contar com a sua fidelidade. Oramos desse modo quando cremos em Deus e o vemos conosco em nossos caminhos.
Oramos desse modo quando nos asseguramos que em nossa jornada não estamos sozinhos. Pedir o pão todos os dias é admitir humildes que nem
o mínimo conseguimos prover. Pedir o pão todos os dias é com alegria à soberania generosa de Deus nos submeter.
Orar pelo pão é para quem se delicia com o seu aroma antes mesmo de sua chegada. Orar pelo pão é para quem sabe que ele virá na fôrma certa na
hora da fornada. Orar pela pão é para quem aprendeu a aguardar por Deus, nunca a determinar. Esperar pelo pão é para quem põe a oração, não
a ação, em primeiro lugar. Esperar pelo pão é para quem sai todos os dias jubilosamente para o buscar. Nem todos oram assim, nem todos assim
confiam. Nem todos percebem que Deus o pão lhes providencia. Acham que tudo depende deles, por lhes faltar maturidade. Colhem pão com as
mãos, o coração se agitando em ansiedade. Quando pedimos a Deus o pão é porque aprendemos a orar. É confiando no Deus da provisão que nos
pomos a trabalhar. “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. (Mateus 6.11)
Bom dia!
Israel Belo de Azevedo
