BOM DIA AMIGO 2938_ O desperdício da diversão - podcast episode cover

BOM DIA AMIGO 2938_ O desperdício da diversão

Oct 30, 20202 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

“O problema é quando as coisas divertidas se tornam um hábito. E eu acho que isso é o que aconteceu com a nossa cultura. O "fast-food" se tornou comida do dia-a-dia”. (Michelle Obama)  

O desperdício da diversão  

Se queremos realizar, precisamos nos fixar no desejo, tê-lo diante de nós como motor para as nossas ações. 

Desejo deve ser sentimento que nos alimenta, alvo que nos sustenta, meta que nos fomenta, guia que nos orienta. 

O desejo tem um estranho adversário: é a diversão, que é o desperdício do desejo maior a ser realizado. 

Divertir-se é em si mesmo um desejo, mas tem que ser temporário. A diversão não nos alimenta, porque é passageira; 

não nos sustenta, porque é ligeira; não é meta, porque é corriqueira; não é guia, porque é apenas um intervalo na vida, 

não a vida verdadeira. A diversão tem o seu lugar e deve ser buscada, mas não pode ser idolatrada, absolutizada, perenizada. 

Em todos os tempos, há pessoas que cantam: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (Isaías 22.13 e 1Coríntios 15.32). 

Esta não é uma canção que devamos entoar, se temos uma vida para edificar, um sonho para concretizar, um desejo para efetivar. 

Ela é completamente niilista, porque nega sentido ao que fazemos, como se fazer, seja o que for, bastasse; arranca-nos o futuro, 

como se o presente fosse suficiente; aliena-nos para outras necessidades, nossas e dos outros. Não temos que nos divertir agora 

como se fôssemos morrer amanhã. Não temos que trabalhar pela manhã como se a tarde não fosse existir. Se a diversão não for 

mais que uma interrupção revigorante, nossos anseios mais profundos restarão frustrados. Se passarmos a vida apenas nos divertindo, 

nós a desperdiçaremos. Neste sentido, a diversão é uma inimiga da felicidade.  

“Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta”. (Salmo 38.9)  

Bom dia!!! 

Israel Belo de Azevedo


For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android