BOM DIA AMIGO 2844_O disfarce - podcast episode cover

BOM DIA AMIGO 2844_O disfarce

Jul 13, 20203 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

“Errar é humano. Botar a culpa nos outros também”. (Millôr Fernandes)  

O disfarce  

Quando o noticiário flagra o erro de alguém, pode ser que no dia seguinte surja uma 

declaração: 

— Não errei e, por isto, não tenho que pedir desculpas. 

— Quem me conhece sabe que eu nunca diria isto. 

— O que eu fiz todo mundo faz.

— Nada tenho a declarar. — 

Se eu errei, peço desculpas. — 

Lamento que tenham interpretado equivocadamente a minha declaração.

 — O que eu falei foi tirado do contexto. Não foi o que eu quis dizer.

 — Minhas palavras saíram num momento de grande emoção pessoal. 

— Eu é que fui ofendido.

 — Estão querendo me prejudicar, porque contrariei interesses poderosos. 

Como é difícil ao ser humano simplesmente dizer: 

— Errei. Peço perdão. 

— Falhei, lamento as consequências. 

 — Ofendi e me arrependo profundamente. 

— Embora todo mundo faça o que eu fiz, assumo meu erro e vou acertar. 

— Aqui estou eu pronto para pagar pelo dano que causei. 

— Fui mesmo preconceituoso. Preciso mudar. 

— Falhei. Confesso. Preciso de ajuda.  

— Nada justifica o que eu fiz.

 — Espero ter aprendido a lição com o meu erro. 

Se errar é humano, por que negamos que somos humanos? 

Se podemos mudar, por que no erro continuamos? 

Não pedimos perdão porque temos medo das consequências, mas não as medimos antes 

de agir, mentir, ferir, prejudicar, enganar, defraudar. 

Não pedimos perdão porque é mais cômodo em vítimas nos transformar. 

Não pedimos perdão porque sabemos que dificilmente vão nos perdoar. 

Se, porém, tivermos certeza que Deus nos absolverá, pediremos perdão quando falharmos, 

estaremos prontos a arcar com o preço e pediremos a Deus que nos ajude a de novo não 

pecar.  

“Deus voltará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos 

os nossos pecados nas profundezas do mar”. (Miquéias 7.19)  

Bom dia! 

Israel Belo de Azevedo


For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android