BOM DIA AMIGO 2806_E Caim não morreu - podcast episode cover

BOM DIA AMIGO 2806_E Caim não morreu

May 29, 20203 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

“Se você odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos perturba”. (Hermann Hesse)  

E Caim não morreu  

Desde quando Caim matou seu irmão Abel (Gênesis 4.1-24), o horizonte dos relacionamentos e 

dos compromissos humanos está pelo ódio habitado. 

Por causa do ódio, as guerras são feitas e os amores são desfeitos. 

O ódio pode ser coisa do coração, ferido numa irritação, ou pode ser estratégia da razão. Pode ser 

uma reação emocional e desproporcional à frustração e pode ser uma articulação para conquista 

ou manutenção do poder alcançado. 

O ódio pode ser um sentimento profundo e errado, como pode ser o produto de planejada 

propaganda que os fracos adquirem e enriquecem seus eleitos. 

Numa pessoa boa, à manifestação do ódio se seguem a vergonha e a confissão, com um pedido 

de perdão. Numa pessoa má, o ódio começa, continua, cresce e se fortalece até que elimine o 

adversário, pela palavra berrada ou pelo sangue derramado. 

Uma pessoa correta se preocupa quando o ódio lhe vem, porque sabe da destruição que produz. 

Uma pessoa iníqua se nutre e alimenta o ódio porque o seu objetivo é precisamente a devastação. 

Uma pessoa de paz sabe que o arrependimento pode ser tardio e talvez amargo para o resto da 

vida; e por isto se cuida. Uma pessoa de conflito não sofre com os males que provoca; e por isto, 

se arma e acende a pira. 

Quem facilmente se inflama deve pedir ao Espírito Santo de Deus que o domine para não ser 

dominado pela ira. 

Quem, por ter sido odiado, por ter aprendido a odiar, odeia ainda pode amar. 

Quem faz do ódio o seu negócio, mesmo que vá perder dinheiro ou status, ainda pode mudar. 

O ódio não vem de Deus. Não é para quem é digno. 

O ódio é de quem jaz no Maligno.  

“Quem diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, está nas trevas até agora”. (1 João 2.9)  

Bom dia 

Israel Belo de Azevedo

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android